IPSS

" Não temos nas nossas mãos as soluções para todos os problemas do mundo, mas diante de todos os problemas do mundo, temos as nossas mãos." Schiller

Cronologia

    22 de Março de 1992 – Formação da Comissão Instaladora. “Aos vinte e dois dias do mês de Março do ano de mil novecentos e noventa e dois, pelas quinze horas e trinta minutos reuniram-se no pavilhão Desportivo da casa do Povo de Carvoeira, dinamizados pela Junta de Freguesia de Carvoeira e por elementos das diversas colectividades da freguesia, afim de se criar na nossa freguesia uma Associação de Socorros. Compareceram à convocatória cerca de cinquenta habitantes da freguesia, tendo sido eleita uma mesa a-doc, que ficou assim constituída por dois elementos de cada colectividade, tendo ainda a presença do vereador de obras da Câmara Municipal de Torres Vedras, que sendo natural desta freguesia quis comparecer a esta reunião.”...
- Sem cargos definidos, a Comissão Instaladora ficou formada com os seguintes elementos: José Manuel Cristóvão, Rui Correia Luís, José Mário Antunes, João Ramiro Ferreira, José Cândido Rodrigues, Jorge Baltazar Ferreira, António Franco, Acácio Ramos Lucas, António Manuel Pinheiro dos Santos, Vítor Manuel Brettes, Lídia Carolina Franca Sebastião, Ana Paula Mota, Nuno dos Santos Silvestre, Justino Miguel dos Santos, Duarte Nuno Peixoto Martins, João Correia Francisco, José Afonso Gomes Silva, Carlos Augusto Faria e Paulo Manuel Correia Luís. - Ficou aprovado pelos presentes os Estatutos da Associação.

    24 de Maio de 1992 - Registo Notarial.

    21 de Junho de 1992 – Primeira Assembleia Geral. "Acta nº1; ... A reunião teve a seguinte ordem de trabalhos: Um – Informações, Dois – Eleição dos Corpos Gerentes, Três – Outros assuntos.
- Ponto Um; ... Assim foi dito que em reunião da Assembleia de Freguesia, o executivo da Junta propôs a organização deste grupo de trabalho (Comissão Instaladora), que englobasse pessoas de todas as localidades da freguesia, designadas pelas respectivas colectividades e elementos da assembleia de Freguesia.
Esta Comissão Instaladora teve como objectivo assegurar o funcionamento da nossa Associação, a angariação de fundos e a dinamização para a formação de uma Direcção.
- Ponto Dois; ... Após discussão entre os presentes, chegou-se a consenso sobre os elementos que deviam compor os Orgãos da Associação, pelo que a Assembleia-geral votou por unanimidade na lista que passamos a referir:

ASSEMBLEIA GERAL;
Presidente – António Manuel Pinheiro dos Santos
Vice-presidente – José Manuel Cristóvão, 1º Secretário – Ana Paula Santos Mota
2º Secretário – Maria João Patrício.

DIRECÇÃO; Presidente – Carlos Augusto Baltazar Faria
Vice-presidente – João Ramiro Ferreira, 1º Secretário – José Afonso Gomes da Silva
2º Secretário – Justino Miguel dos Santos, Tesoureiro – António Augusto Lopes Ginja
1º Vogal – Guilherme Luís Arrais, 2º Vogal – João Correia Francisco
1º Suplente – Francisco José Patrício, 2º Suplente – Nuno Santos Silvestre.

CONCELHO FISCAL; Presidente – Francisco Manuel Costa Fernandes
Vice-presidente – Cipriano Soares Gomes, Secretário Relator – José Júlio Francisco
1º Suplente – Vítor Manuel Bretes Vítor, 2º Suplente – Mário António Lopes Ginja."

    23 de Junho de 1992 -  Primeira reunião de Direcção. “ Acta nº1;... Pelas vinte uma horas, e em sede provisória e pertença do Grupo Cultural e Desportivo da Casa do Povo da Carvoeira. Esta Direcção reuniu pela primeira vez, após a sua fundação e eleição dos seus Corpos Sociais. Dando seguimento ao trabalho desenvolvido pela Comissão Instaladora até então, assim como as respectivas transferências de tarefas e poderes através da Assembleia-geral... “


 


    28 de Junho de 1992 –  Bênção da 1ª Ambulância. Modelo Ford Transit, equipada com duas macas (sobrepostas), oxigénio, cadeira de rodas, e primeiros socorros, designada como Tipo Ambulância de Transporte. Foi padrinho de baptismo da primeira viatura o Município de Torres Vedras, representado pelo Presidente da Câmara, Dr. José Augusto de Carvalho. Seguiu-se um almoço convívio na Quinta de Espanhol em Carreiras, que contou com mais de trezentas pessoas, Deputado Dr. Duarte Pacheco, Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Dr. José Augusto de Carvalho, Vereadores da CMTV,  entre outros . Ver Fotos

    15 de Julho de 1992 – Constituição e Escritura. Foi conferida e certificada no 1º Cartório Notarial de torres Vedras, pela Notária Maria Madalena Marques de Magalhães. Exarada no livro n.º 142 – C. A Associação tinha como objecto principal, o socorro a feridos e doentes e a protecção por qualquer forma ao alcance de suas vidas, promover e desenvolver acções culturais na região em que se insere, particularmente entre a população, e o recreio e inter- relações entre os seus associados por todos os meios ao seu alcance.

    10 de Setembro de 1992 – Publicação da Escritura no Diário da República n.º 209 III Série.

    27 e 28 de Fevereiro de 1993 – 1º Simulacro de Socorro. Serviu para preparação dos Socorristas em situações de auxílio, socorro e transporte, ao mesmo tempo foi a apresentação do corpo activo da Associação perante a sua população.

    6 de Março de 1993 – 1ª Escala de Serviços. “Acta n.º 18 da Direcção, … vai ser posta em prática pela primeira vez e posta publicamente com o seu início marcado para dia seis de Março deste ano em curso e pelas sete horas, com a seguinte ordem: Sérgio Jerónimo e Pedro Miranda, António José e António Ramalho, Plínio Duarte e Augusto Santos…”                                                     
     


    18 de Setembro de 1994 – Inauguração da 2ª Viatura. Modelo Ford Trânsit caixa longa e tecto alto, designada como Tipo Auto maca de Socorro, equipada com um sistema de maca para assistência em viagem, oxigénio e primeiros socorros. Foi padrinho de baptismo o Município de Torres Vedras.

    16 de Maio de 1996 – 1ª Edição do Boletim Informativo. Aprovado pela Direcção, o Boletim Informativo foi criado com a intenção de informar o sócio e simpatizante da Associação, oferecendo um espaço gratuito para passar os assuntos mais relevantes e de interesse público, relacionados com a vida da própria e das suas envolventes. Ver Boletins.

    25 de Maio de 1996 – Publicação da Alteração Parcial dos Estatutos no Diário da República N.º 122 III Série.                                                           




    10 de Novembro de 1996 – 1º Cortejo de Oferendas. Apesar de não ser tradição, a Direcção aprovou em reunião, a necessidade de concretizar um peditório na freguesia, para fazer frente às dificuldades financeiras existentes, o seu resultado foi surpreendente, a população contribuiu com 885.875$00 e o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras foi de 250.000$00. Estiveram presentes; o senhor Governador Civil de Lisboa, Dr. Alberto Avelino; o senhor Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Dr. Jacinto Leandro; os Presidentes das Juntas de Freguesia de Carvoeira e São Domingos de Carmões, a Direcção e Comando dos Bombeiros. Abrilhantou a cerimónia a Banda de Música dos Bombeiros Vol. de Torres Vedras.  Apadrinhado pelo Comandante dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, foi oficialmente graduado a Comandante o Socorrista n.º 16 António João Sousa Neves. Ver Fotos.




    29 de Dezembro de 1996 – Assinatura do Protocolo do Sub programa do PIDACC.
A candidatura ao Sub Programa do PIDACC, para comparticipação de verbas referente à construção da Sede, foi assinado durante uma cerimónia que se realizou na Junta de Freguesia que contou com a presença do senhor Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Dr. José Augusto de Carvalho, o Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Dr. Jacinto Leandro, o Presidente da Junta de Freguesia da Carvoeira, José Manuel Cristóvão e a representar a ASF Carvoeira, o Presidente da Direcção, António José Franco. Ver Fotos.

    21 de Fevereiro de 1997 – Adjudicação da Obra. Após consulta pública a várias empresas da freguesia, a Direcção aprovou e atribuiu à Firma António José Sousa da A-da-Rainha, a construção da Sede por classificar de melhor proposta.





    28 de Fevereiro de 1997 – Início da Obra. Colocação Oficial da primeira pedra, pelo Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras Dr. Jacinto Leandro, num acto particular, onde estiveram presentes os membros da Direcção, o Presidente da Junta de Freguesia e o Empreiteiro. Ver Fotos.





    17 de Janeiro de 1998 – Inauguração da  Sede. Inaugurado pelo senhor Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Dr. José Augusto de Carvalho, a cerimónia contou também com a presença dos vereadores da Câmara Municipal de Torres Vedras, Romão Ferreira e Dr.ª Isabel Pinheiro, e com muitas outras individualidades da região. A abrilhantar o acto esteve presente a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Merceana. Ver Fotos.



    Junho 1998 - Apresentação do Rancho Folclórico da ASFC. Aprovado pela Direcção, o projecto “Rancho Folclórico” tinha como finalidade de revitalizar a própria Instituição, colocando ao mesmo tempo a nossa cultura ao serviço da comunidade, servindo o grupo como estandarte da Associação. Com a participação especial da costureira Natália Policarpo, responsável pela confecção de todos os trajes do Rancho e da senhora Isolina Gualdino que compôs o Hino de apresentação. O grupo contava ainda com os seguintes elementos: António Teixeira, Frederico Manuel, Luís Miguel Teixeira, Rui Jorge, Castro Eduardo, David Victor, Humberto Demétrio, Luís Santos, Ana Margarida, Lídia Franco, Rute Isabel, Ana Lúcia, Carla Sofia, Marina da Conceição, Silvia Franco, Carina, Maria de Fátima Franco, Fátima Mota, Fernanda Pereira, Jorge Gualdino, João Luís Miranda, Manuel Veloso, Mário Carvalho, António José Franco e com o ensaiador Oscar Franco. Ver Fotos.





    11 de Novembro de 1998 – Medalha de Mérito Grau Cobre. Por ocasião do feriado Municipal de Torres Vedras, no salão nobre dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, o executivo Camarário, atribuiu a Medalha de Mérito Grau Cobre, homenageando desta forma o trabalho da Associação.

    21 de Março de 1999 – Inauguração da 3ª Ambulância. Modelo Mercedes Vito de 9 lugares, viatura Tipo Transporte de Doentes, equipada com primeiros socorros e oxigénio portátil. Foi padrinho de baptismo o Dr. Alberto Avelino, Governador Civil de Lisboa. 
Ver Fotos.

    14 de Novembro de 1999 – 2º Cortejo de Oferendas. A população das freguesias de Carvoeira e São Domingos, assim como respectivas Juntas, Câmara Municipal e Governo Civil, contribuíram para a obtenção de 1.205.850$00.




    29 de Dezembro de 2000 – Utilidade Pública. Nos termos do Decreto de Lei n.º 460/77, de 7 de Novembro, conforme consta do Despacho publicado no Diário da República II série, N.º 298 de 28 de Dezembro de 2000, o Primeiro Ministro António Manuel de Oliveira Guterres, assina um diploma a reconhecer a Associação como pessoa colectiva de Utilidade Pública. Ver Fotos.

    24 de Maio de 2002 – Alteração de Estatutos e criação de um IPSS. “ Acta n.º 16 da Assembleia-geral;... Foi colocado à votação os novos Estatutos e a passagem desta Associação a Instituição Particular de Solidariedade Social. Os dois pontos foram aprovados por unanimidade...”



    10 de Novembro de 2002 – 3º Cortejo de Oferendas. Ao querer manter uma tradição, a Direcção promoveu com a ajuda dos Socorristas mais um Cortejo de Oferendas, que serviu para informar a população do Projecto “Centro de Dia”. Com a ajuda da Câmara Municipal, Juntas de Freguesia de Carvoeira e São Domingos, Empresários, Comerciantes e população em geral, realizou-se um total de 10.494.50 €. A cerimónia contou com a presença da senhora Dr.ª Teresa Guerra e do senhor Dr. António Miguel Lopes, representando o Governo Civil de Lisboa, assim como do senhor Vereador da Câmara Municipal de Torres Vedras Vale Paulos, representando o Município e do Presidente de Junta da Freguesia da Carvoeira, a abrilhantar o dia a actuação da Fanfarra e Majoretes da ASF Freiria. Ver Fotos.

    16 de Maio de 2003 – Atribuição do Alvará. De acordo com o Decreto-lei nº 38/92 de 28 de Março de 1992 e autenticado com o selo branco do INEM, foi atribuído com o nº 173 e válido até 2008 o Alvará para Transporte de Doentes.




    22 de Junho de 2003 – Farda Oficial. Apresentação da Farda Oficial, presentes na cerimónia Vice-presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras Dr. Caros Miguel, Vereador Caetano Dinis, Presidentes de Junta da Carvoeira e Dois Portos, Adjunto do Comando dos Bombeiros Voluntários da Merceana. Camisa azul clara, calças azul escuro e Boina, passa a ter mais um elemento novo, um símbolo da formação que personifica a actividade. Ver Fotos.




    28 de Junho de 2003 – Bênção da 4ª Ambulância. Contando com o apoio do Governo Civil de Lisboa e Câmara Municipal, a nova viatura de modelo Volkswagen LT35 TDI, foi adquirida para o Transporte de Doentes, já equipada com o novo sistema integrado de rampa elevatória, teve um custo total de 30.813.16€. Foi madrinha a Dr.ª Teresa Caeiro, Governadora Civil de Lisboa, estiveram presentes na cerimónia o Presidente do Instituto Português do Sangue. Ver Fotos.





    13 de Outubro de 2003 – Consagração a Nª Sª de Fátima. Corpo de Socorristas adopta NªSª de Fátima como Protectora. Foi celebrado neste dia a Bênção da Imagem de Nª Sª de Fátima, pelo Padre Ricardo, na Igreja da Carvoeira, ao que se seguiu uma procissão de velas até á Sede da Associação. Ver Fotos.

    20 de Junho de 2004 – 1º Socorrista Honorário. Primeira Condecoração por bons serviços prestados, com o título de Honorário, o Socorrista nº 61 Pedro Gomes Franco, recebe as novas insígnias do Presidente da Direcção.

    13 de Outubro de 2004 – Bênção da 5ª Ambulância. Adquirida em segunda mão, a nova Ambulância de Socorro, modelo Volkswagen, vem substituir a Ford Trânsit caixa longa.

    15 de Dezembro de 2004 – IPSS com registo definitivo. Em conformidade com o disposto no Estatuto aprovado pelo Decreto-lei nº119/83, de 25/02, o registo foi lavrado pela inscrição nº 120/2004.




    19 de Junho de 2005 – 1ª Pedra do Centro de Dia. Foi colocada pelo Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Dr Carlos Miguel, a primeira pedra do Futuro centro de Dia da Associação. Estiveram presentes na cerimónia a responsável pelo Gabinete Técnico Eng. Lina Fazendeiro; Vereador Caetano Dinis; Vice-presidente Instituto Português do Sangue, Dr. Luís Negrão; Presidente da Junta de Freguesia e muitas Associações. 
Ver Fotos.

    Junho de 2005 – Medalha de Mérito Grau Ouro. Por indicação á Direcção efectuada pelo Corpo Activo de Socorristas, foi atribuída a Medalha de Mérito Grau Ouro da Associação ao Presidente da Direcção e Socorrista nº 1, António José Ribeiro Franco, pelo empenho e dedicação.



    30 de Janeiro de 2006 – Manifestação desmarcada. Associações desmarcam manifestação (ASF Carvoeira, ASF Turcifal, ASF Dois Portos e CSRC Maceira), após serem informadas do resultado positivo da reunião no Ministério da Saúde, onde o Secretário de Estado se reuniu com o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Carlos Miguel.

    2 de Março de 2006 – Ministério da Saúde autoriza acordo com ARS. O Ministério da Saúde informa o Presidente da Câmara Municipal que fora enviadas ao Concelho de Administração da ARS, orientações no sentido da concretização a titulo excepcional de protocolos, até à entrada em vigor da legislação regulamentar específica, ainda em fase de elaboração.

    21 de Maio de 2006 – Atribuição da Medalha de Mérito da Freguesia. Pela primeira vez a Junta de Freguesia comemorou os 719 anos da sua existência, durante a cerimónia distinguiu com a medalha de Mérito da Freguesia a Associação de Socorros.


    25 a 29 de Junho de 2006 - Acompanhamento da Imagem da NªSª de Fátima. De 25 a 29 de Junho de 2006 a imagem percorreu a paróquia de Nossa Senhora da Luz da Carvoeira, a Associação de Socorros prestou auxílio e acompanhamento da Imagem, na coordenação em união com os Servitas de Fátima, a GNR e Bombeiros Voluntários de Torres Vedras. 
Ver Fotos.




    15 de Agosto de 2006 – Fátima. Já ia longa a promessa de um dia transportar a Imagem da NªSª de Fátima naquele que é o mais bonito e sagrado chão de Portugal - Santuário de Fátima. O grupo de socorristas, apresentou-se nervoso pelo ambiente, mas muito profissional e orgulhoso, sabiam que a sua missão era única e tudo correu na perfeição, o momento mais alto foi a saída da capelinha das aparições e o percurso pelo recinto entre os olhares dos milhares de peregrinos. Ver Fotos.

    12 de Dezembro de 2006 -  Aprovada Filiação na UDIPSS Lisboa. A Associação de Socorros passa a pertencer a uma grande família, associando-se à União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social.




    14 de Dezembro de 2006 – PCAAC, Plano de ajuda alimentar. A Associação de Socorros em articulação com a Segurança Social deverá concretizar enquanto entidade mediadora, o programa de distribuição de ajuda alimentar a famílias carenciadas na Freguesia da Carvoeira. Neste primeiro ano a ajuda alimentar efectuada em duas fases, chegou a
dezasseis famílias, num total de quarenta e quatro pessoas. Ver Fotos.

    1 de Setembro de 2007 - Inaugurada Cozinha de Apoio Social. Situada junto aos anexos e balneários do parque desportivo do GDCPC, a cozinha de apoio agora remodelada e Certificada pelo HACCP, surge após uma proposta do executivo da Junta de Freguesia para o fornecimento das refeições na Escola Eb1 da Carvoeira.

    10 de Outubro de 2007 - Assinatura do Acordo de Cooperação com a ARSLVT.
Celebração do Acordo de Cooperação no âmbito dos Transportes de Doentes em Ambulância, entre a Administração da ARS, através da assinatura do Presidente do Concelho Directivo Dr. António Gomes Branco e o Presidente da Direcção da Associação de Socorros.




    Novembro de 2007 - Assinatura de Acordo de Parceria Inter-Institucional Social.
Inédito a nível concelhio, foi assinado um acordo de parcerias interinstitucional, sendo signatárias as quatro instituições de socorros que estiveram envolvidas directamente no processo da ARS, a Associação de Socorros da Carvoeira, do Turcifal, Dois Portos e Maceira. O objectivo do documento é o estabelecimento de parcerias no sentido de convergir interesses e recursos comuns na área social. Ver Fotos.

    Janeiro de 2008 - Inicio do PAC (Programa Alimentar Comunitário). O PAC é um programa social, com serviço de confecção e entrega ao domicílio, que se destina a toda a população dos lugares da freguesia da Carvoeira e zonas limítrofes. Com refeições económicas, equilibradas e seleccionadas, qualquer pessoa pode se inscrever, optando pelo sistema que melhor se adapta á sua situação. A refeição é constituída por sopa, prato de carne ou peixe (alternado), com o respectivo acompanhamento, pão e sobremesa (doce ou fruta).



    22 de Junho de 2008 - Bênção da 6ª Ambulância. A apresentação da nova viatura de transporte e socorro, Marca Ford, modelo Transit 300L TA, com 3230m de comprimento, 1730m de largura e 1930m de altura, esta viatura Ambulância Tipo A1, está identificada com as necessidades presentes e Futuras da instituição no que se refere ao transporte de doentes, adquirida por 45 mil euros. Ver Fotos.




    Junho de 2008 - Atribuída a Medalha de Mérito Grau Ouro ao Comandante António João. Dr. Jorge Andrew, chefe de gabinete da Governadora Civil de Lisboa , distingue com a Medalha de Mérito da ASFC o Socorrista Comandante António João Sousa Neves, por indicação da Direcção que assim distingue desta forma, a generosidade, o esforço e dedicação de um verdadeiro SOCORRISTA, que como Comandante do grupo de voluntários e profissionais (1995 a 2003). Ver Fotos.





    13 Novembro de 2008 - Convívio Inter Institucional do Grupo Social. Festejou-se o São Martinho na ASF Carvoeira, organizado pelas Técnicas da área social das instituições IPSS da Carvoeira, Maceira, Turcifal e assistente de Dois Portos, com total apoio das Direcções, levou-se a efeito o segundo convívio inter-instituciona, que teve a participação especial dos meninos do Centro Educativo do Jardim Infantil da Carvoeira, do Couro da Casa do Reformado de Torres Vedras e do Acordeonista Leonel. Ver Fotos.





    27 Novembro de 2008 - Workshop "Aprenda a Comer". O auditório da Junta de Freguesia recebeu técnicos e profissionais das IPSS para uma formação direccionada para as escolas, através do projecto PAE (Programa Alimentar Escolar da ASFC), cujo objectivo é a educação nutricional e a promoção de hábitos alimentares saudáveis. Participaram como convidados oradores, a Dr.ª Elsa Feliciano, nutricionista da Sub-Região de Saúde de Lisboa, e o Professor Fernando de Carvalho responsável da Câmara Municipal de Torres Vedras. Ver Fotos.

    28 Novembro de 2008 - Constituída a União das Associações de Socorros do Oeste.
Reunidas as condições para avançar com a formação da 1ª Direcção, as instituições envolvidas, por unanimidade aprovaram, no auditório da anfitriã AS Cabeça Gorda, os Regulamentos Internos e constituíram a primeira Direcção da UASO, para o biénio 2009 / 2010, a qual  a ASF Carvoeira faz parte como Presidente da Assembleia Geral.





    Junho de 2010 - Bênção da 7ª Ambulância. Integrado nas comemorações dos 18 anos da ASFC, teve lugar a apresentação e benção de uma nova viatura para Transporte de Doentes, modelo Fiat, cujo padrinho, o Presidente da Junta de Freguesia da Carvoeira, teve a oportunidade de apresentar á população “mais um grande investimento da Associação, que só enriquece a freguesia”. Ver Fotos.





    26 Setembro de 2010 - Primeiro encontro de Dadores de Sangue do Concelho.
A freguesia da Carvoeira recebeu o primeiro encontro regional de dadores de sangue de Torres Vedras, organizado pelo Núcleo da ASF Carvoeira e da responsabilidade da Associação Dadores Sangue TV. A iniciativa, que contou com a colaboração da Junta de Freguesia, teve por objectivo o convívio entre dadores e a sua promoção. O ponto alto foi a entrega dos certificados aos dadores com mais de dez Dádivas e o discurso do Presidente do IPS, Dr. Gabriel Olim. Ver Fotos.